Connect with us

Plantão Jogo Aberto

Locomotiva restaurada fará parte do Memorial Rondônia no Novo Espaço Alternativo

Publicado

on

Réplica em tamanho reduzido de parte da muralha do Real Forte Príncipe da Beira.

O Governo de Rondônia entrega nesta quarta-feira (13), às 18h, no Novo Espaço Alternativo de Porto Velho, uma locomotiva restaurada que ficará permanente no Memorial Rondônia, um local dedicado à história do estado.

O Novo Espaço Alternativo de Porto Velho é um lugar destinado às práticas esportivas, caminhadas e lazer. “Com a revitalização, o local ganha praças, arborização, jardins, novos equipamentos e o Memorial Rondônia, um espaço para relembrar a história do estado, onde foi construída uma réplica do portal de entrada do Real Forte Príncipe da Beira e agora uma locomotiva restaurada referenciando a história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, destaca o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva.

A restauração da locomotiva foi executada pelo DER, a partir de um tubo, ou seja, uma caldeira e um tender de uma locomotiva antiga, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, no ano de 1913 e atualmente pertencente ao acervo histórico tombado pelo estado de Rondônia. As peças originais foram retiradas do km 10 da estrada do Santo Antônio e do km 22 da Rodovia 364, próximo ao distrito de Abunã, com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério Público de Rondônia e da Secretaria Estadual de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude (Sejucel).

O Plano de Recuperação das peças pertencentes ao patrimônio histórico foi elaborado e executado sob a responsabilidade do engenheiro Célio Cordeiro de Assunção. No local onde a locomotiva ficará exposta foi realizado todo o trabalho de restauração usando chapas de aço galvanizadas, tubos de aço, chapas antiderrapantes para revestimento do piso e bronze para a confecção do apito.

Para fazer a restauração da locomotiva, a equipe do DER construiu no local uma linha férrea, instalou os mecanismos e aparelhos de comandos, construiu uma nova cabine e toda a parte frontal do trem. O DER fez ainda toda a parte elétrica na locomotiva, garantindo uma boa iluminação para as visitas noturnas.

O local conta com câmeras de segurança para o monitoramento das áreas do Novo Espaço Alternativo.

Fonte:Secom

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp