Connect with us

Mundo

Aumenta em 15% população que se declara preta no Brasil

Publicado

on

Contingente de pardos também cresceu e chegou a 95,9 milhões de pessoas.

 

Há mais brasileiros que se declaram pretos e pardos no Brasil. Levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (24) mostra que, entre 2012 e 2016, diminuiu em 1,8% a parcela da população que se declara branca. Por outro lado, as populações que se declaram preta e parda cresceram 14,9% e 6,6%, respectivamente.

As conclusões fazem parte da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) 2016, publicada hoje com o recorte das características gerais dos moradores brasileiros.

De acordo com a pesquisa, no ano passado a estimativa populacional era de 205,5 milhões de brasileiros. Desses, 16,8 milhões se declararam pretos, ou 8,2% do total. Em 2012, eles representavam 7,4% da população.

Os pardos representam o maior grupo populacional, com 95,9 milhões de brasileiros, ou 46,7% da população. Essa parcela também cresceu, já que em 2012 eles representavam 45,3% dos brasileiros.

Já o contingente de cor branca representava 44,2% da população em 2016, ou 90,9 milhões de pessoas. Em 2012, esse índice era de 46,6%.

Maria Lucia Vieira, gerente da pesquisa, explica que os brancos deixaram de ser a maioria da população em 2010. Ela afirma que a mistura de raças é uma tendência da população brasileira, o que faz aumentar a população parda. No caso dos pretos, ela explica que há cada vez mais pessoas que se reconhecem com essa cor.

— Há a tendência da miscigenação, ou seja, que a população se misture e o grupo pardo cresça. E no caso do aumento da autodeclaração de pretos tem um fator a mais: o reconhecimento da população negra em relação à própria cor, que faz mais pessoas se identificarem como pretas.

As pessoas que se declaram amarelas ou indígenas não aparecem na pesquisa porque os percentuais não são estatisticamente representativos.

Fonte:R7

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp