Connect with us

Mundo

Os alimentos com maior risco de contaminação por agrotóxicos

Publicado

on

A Anvisa analisou 12.051 amostras coletadas de 25 tipos de alimentos entre 2013 e 2015 em todos os estados brasileiros.

São Paulo – Estudo realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou, pela primeira vez, quais são os alimentos com maior risco de causar uma intoxicação devido à presença de agrotóxicos.

Nesse quesito, a laranja é o alimento com o maior risco agudo para a saúde. Ou seja, em razão dos agrotóxicos, a fruta é o item que apresenta a maior chance de provocar problemas em uma pessoa dentro de um período de 24 horas.

Das 744 amostras de laranja analisadas, 12,1% apresentaram quantidade de resíduos de agrotóxicos acima dos limites seguros.

Já no caso do abacaxi, que aparece em segundo lugar, em 5% das amostras havia potencial de risco relacionado às substâncias.

O levantamento da Anvisa, que faz parte do relatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), analisou 12.051 amostras coletadas de 25 tipos de comidas entre 2013 e 2015 em todos os estados brasileiros.

Para a Anvisa, o resultado não representa um problema para o Brasil. “O que vimos é que apenas em 1% das amostras havia o risco de intoxicação aguda”, afirmou o presidente da Agência, Jarbas Barbosa. “Boa parte dos agrotóxicos permanece nas cascas, que não são comestíveis”.

Veja quais são os itens que apresentam os maiores potenciais de risco para a saúde:

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp