Connect with us

Destaque

Sipam prevê chuvas acima da média nos próximos três meses em Rondônia

Publicado

on

As chuvas também devem ocorrer com mais intensidade no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Pará.

Sipam prevê chuvas acima da média nos próximos três meses em Rondônia

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zacs) causará chuvas acima da média em Rondônia nos meses de novembro e dezembro deste ano, além de janeiro de 2017. De acordo com o Sipam, as chuvas também ocorrerão no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Pará. Isto deve acontecer, pois os estados estão sobre influência do fenômeno La Niña.

De acordo com o Sipam, a Zacs é um sistema típico de verão e é caracterizado pela nebulosidade que se prolonga da Amazônia até o oceano Atlântico Sul e com isso transporta umidade. A junção das Zacs e do fenômeno La Niña causará o aumento de chuvas, já que o fenômeno por is só tem intensidade fraca.

Em Rondônia, os meteorologistas acreditam que nos próximos meses haverão chuvas mais intensas em todo o estado. As chuvas também devem ocorrer com mais intensidade no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Pará.

Para que a população tenha cuidados durante o período de chuvas, a Eletrobras Distribuição Rondônia divulgou algumas dicas de como a pessoa pode se proteger de temporais dentro e fora de casa.

Evitar usar celulares enquanto chove é uma das dicas de proteção durante temporal

Em casa:
– Não use chuveiro ou torneira elétrica;

– Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras, entre outras;

– Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os equipamentos;

– Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone celular. Desligar das tomadas os aparelhos eletrônicos tais como televisão, som, computadores. Desligar os fios de antena dos aparelhos:

– Permanecer dentro de sua casa até a tempestade terminar.

Fora de casa:
– Quando estiver chovendo, não solte pipas ou fique próximo de antenas e cabos de ligação elétrica.

– Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica; Permaneça dentro de seu veículo caso o mesmo tenha teto de estrutura metálica;

– Afastar-se dos seguintes locais: com tratores e outras máquinas agrícolas; motocicletas, bicicletas e carroças;

– Campos abertos, pastos, campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

– Manter distância de fios caídos na rua, pois os fios podem estar energizados e causar acidentes envolvendo choque elétrico. Ao notar os fios soltos, avise o mais rápido possível a Eletrobras Distribuição Rondônia pelo 0800 647-0120.
Fonte:G1 / rondoniavip

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp