Connect with us

Esporte

Rio 2016: após atletismo, Rússia pode ser banida no levantamento de peso

Publicado

on

Envolvido em casos de doping, país segue na mira do COI, que dará uma posição final nos próximos dias. Cazaquistão e Belarus também podem ficar fora dos Jogos.

Depois de ver a sua federação de atletismo ser suspensa das Olimpíadas deste ano, a Rússia também pode ficar fora das disputas do levantamento de peso da Rio 2016. Segundo a agênciaReuters, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deve dar o seu veredicto sobre o caso nos próximos dias, com boas possibilidades da confirmação da suspensão. Potência no esporte, os russos conquistaram seis medalhas no levantamento de peso nos Jogos de Londres em 2012.

Ruslan Albegov levantamento de peso rússia (Foto: Getty Images)O russo Ruslan Albegov (categoria +105kg) conquistou o bronze nas Olimpíadas de Londres 2012(Foto: Getty Images)

Além da Rússia, outros países que estão na mira do COI são Cazaquistão e Belarus. Por conta dos seguidos casos de doping envolvendo os seus atletas, as duas nações podem perder algumas das vagas conquistadas na Rio 2016. A suspensão total das duas federações também é cogitada.

Tanto Rússia quanto Cazaquistão e Belarus integram a lista de países flagrados nas análises de exames coletados nas duas últimas edições das Olimpíadas. No início do mês, o COI anunciou que ao menos 20 atletas competiram dopados nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012. Um deles é o multicampeão Ilya Ilyin, do Cazaquistão, que teria competido dopado em Londres epode perder a medalha de ouro conquista no Reino Unido.

Além de Ilya Ilyin, integram a lista de levantadores cazaques flagrados: as campeãs olímpicas Zulfiya Chinshanlo (53kg), Maiya Maneza (63kg) e Svetlana Podobedova (75kg). O grupo de atletas suspensos preventivamente tem ainda: o russo Apti Aukhadov (85kg), a ucraniana Yuliya Kalina (58kg), os bielorrussos Maryna Shkermankova (69kg), Yauheni Zharnasek (+105kg) e Dzina Sazanavets (69kg), e a búlgara naturalizada pelo Azerbaijão Boyanka Kostova (58kg).

– A diretoria da IWF decidiu que as federações nacionais confirmadas em três ou mais casos de violações de doping nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012 serão suspensas por um ano. Sendo assim, Rússia, Cazaquistão e Belarus estão sujeitos a essa suspensão – informou a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF – sigla em inglês), por meio de nota.

Outro motivo que deixa a Rússia perto de ser banida completamente do levantamento de peso da Rio 2016 é o fato de o país estar envolvido sistematicamente em casos de doping na modalidade. No último Mundial, em novembro do ano passado, foram 24 levantadores russos flagrados.

Até o momento, três países já foram punidos no que diz respeito à participação no levantamento de peso da Rio 2016. No início do ano, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou a suspensão por um ano da Federação Búlgara, o que deixará todos os atletas do país fora das Olimpíadas deste ano. Outros países punidos foram Romênia e Uzbequistão, que perderam uma vaga olímpica cada devido a casos de doping.

Fonte: globoesporte.com

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp