Connect with us

Mundo

Idosos e pessoas com deficiência têm gratuidade nas viagens intermunicipais em Rondônia

Publicado

on

Pessoas com idade acima de 60 anos ou com deficiência, que possuem renda mensal comprovada de até dois salários mínimos e residem no Estado de Rondônia, têm garantida, no Decreto Lei nº 1.307, de 15 de janeiro de 2004, a gratuidade no transporte terrestre intermunicipal. Trata-se do beneficio chamado de Passe Livre, cuja carteirinha é emitida pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

De acordo com o órgão, de janeiro de 2015 até março deste ano, foram emitidas 12.487 carteirinhas Passe Livre para idosos e 5.715 para pessoas com deficiência.

Alquivanje França, de 69 anos, esteve no Tudo Aqui, em Porto Velho, para solicitar o Passe Livre, após uma amiga lhe falar sobre o benefício. “Faço tratamento do coração e sempre tenho que me deslocar para Cacoal ou Pimenta Bueno para fazer o acompanhamento médico. Com o Passe Livre, fica muito mais fácil realizar as viagens”, destacou Alquivanje, que mora sozinha e tem renda mensal de um salário mínimo e uma despesa de R$ 300 em medicamentos. “Vou fazer uma grande economia agora, já que não precisarei pagar as viagens”, frisou.

A técnica da Gerência de Transporte do DER, Mercês Sousa, explicou que a confecção das carteirinhas é realizada somente em Porto Velho. “Os interessados que moram no interior do estado, e que possuem o perfil para adquirir o beneficio, devem procurar o Shopping Cidadão do seu município ou um dos 19 postos da Gerência de Transporte do DER localizados em diversos municípios. Feita a solicitação, os postos encaminham para a capital o requerimento com a documentação exigida para a confecção da carteirinha”, orientou.

A entrega do Passe Livre para quem mora em Porto Velho é feita no prazo de até cinco dias, e para quem mora no interior é de 15 a 20 dias. A carteirinha deve ser renovada a cada dois anos e pode ser usada em todo o estado.

De acordo com a empresa de transportes Eucatur, todos os ônibus têm destinadas quatro vagas aos usuários do Passe Livre, sendo duas para idosos e duas para pessoas com deficiência. A reserva deve ser feita até 3h antes do horário de embarque. A empresa informou, ainda, que só em Porto Velho são emitidas cerca de 40 passagens por dia.

Fonte:SECOM

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp