10 coisas para você saber sobre o Dia 1 dos Jogos Olímpicos do Rio
O primeiro pódio brasileiro na edição carioca dos Jogos foi, além de tudo, a quebra de um jejum. Ao receber a medalha de prata no tiro esportivo na categoria pistola de ar 10m, Felipe Wu deu fim a uma seca que durava 94 anos. Desde a edição da Antuérpia, em 1920, um pódio não era alcançado na disputa do tiro.
…e a primeira geral
Assim como a medalha brasileira, o primeiro ouro geral também saiu no tiro. Na carabina de 10m do tiro esportivo, Virginia Thrasher, de 19 anos, desbancou a chinesa Du Li subiu no lugar mais alto do pódio. “Foi bastante tenso, meu coração estava disparado, mas eu não mudaria isso”, afirmou.
O choro de alegria…
Depois das quedas nos Jogos de 2008 e 2012, Diego Hypólito voltou ao tablado para se apresentar no solo. Com uma boa apresentação, o brasileiro conseguiu uma vaga para a final individual, com a nota de 15,500. E caiu no choro: “Chorei porque são 12 anos de trabalho. Caí em Pequim, caí em Londres. É difícil enfrentar uma Olimpíada depois de duas quedas. Mas dei a cara a tapa”, explicou.
… e o de tristeza
O choro de Hypólito não foi o único brasileiro neste sábado. Os outros, no entanto, foram de tristeza no judô. Sarah Menezes e Felipe Kitadai não conseguiram conter às lágrimas após as derrotas que acabaram com as chances de conquistar uma medalha. A brasileira, inclusive, precisou ir para a policlínica na Vila Olímpica por causa de umaluxação no cotovelo direito.
O brilho da refugiada
O time de refugiados teve sua primeira atleta em ação. Aos 18 anos, Yusra Mardini ficou apenas com 41º melhor tempo dos 100m borboleta. O resultado, no entanto, era o que menos importava. A prova era apenas a coroação de uma vida de luta da atleta síria. Ao deixar seu país por causa da guerra, ela precisou nadar junto com a irmã, Sarah, para salvar a vida das pessoas que estavam no barco na travessia entre Turquia e Grécia – muitas não sabiam nadar. “Competir com grandes campeões é empolgante, e estar nos Jogos Olímpicos é tudo que eu quis na vida”, afirmou.
Recorde mundial pulverizado na natação
Katinka Hosszú não tomou conhecimento da marca mundial dos 400m medley. Depois de perder uma batalha intensa nas eliminatórias pela manhã, a húngara conseguiu baixar o recorde em mais de dois segundos e, de quebra, faturou a medalha de ouro na prova.
O tempo de 4m26s36 alcançado por Katinka foi mais do que suficiente para desbancar o que havia sido feito pela chinesa Shiwen Ye (4m28s43).
Mulheres classificadas, mas preocupadas
Com uma goleada de 5 a 1 sobre a Suécia, a seleção brasileira feminina de futebol garantiu a classificação antecipada para as quartas de final. A nota preocupante, no entanto, ficou com a lesão da atacante Cristiane. Ela sentiu a coxa no segundo tempo e deixou o campo carregada, sem conseguir pisar no chão.
O primeiro drama dos Jogos
Um dos principais rivais do brasileiro Arthur Zanetti nas argolas, o francês Samir Ait Said sofreu a primeira grave lesão dos Jogos Olímpicos. Durante sua exibição no salto sobre o cavalo, o atleta caiu errado e sua perna esquerda ficou torta, deixando claro que o osso se quebrou. Mais tarde, a delegação francesa informou que o osso da tíbia foi atingido, mas esperam os exames para saber a gravidade.
Judoca faz história para a Argentina
A primeira medalha de ouro feminina da Argentina na história dos Jogos Olímpicos saiu neste sábado. Depois de conquistar o bronze em Pequim, em 2008, Paula Pareto subiu no lugar mais alto do pódio no Rio ao vencer Jeong Bokyeong por waza-ari. “Aconteceu algo sonhado. Todo mundo que veio tinha mais fé do que eu. Eles fizeram isso possível. Não posso acreditar”.
Confusões nos Jogos
Alguns problemas marcaram o primeiro sábado dos Jogos Olímpicos. Durante a final do tiro com arco, um torcedor foi retirado à força por agentes da Força Nacionalpelo fato de ter gritado “Fora, Temer”. Ele negou que tenha sido o autor do grito de protesto contra o presidente interino.
Em termos de estrutura, um estalo no teto da lanchonete do McDonald’s do Parque Olímpico promoveu uma correria entre os clientes, que deixaram o local. O estabelecimento foi fechado e não houve feridos.